Dia do Servidor Público tem protestos contra projeto de Reforma da Previdência em Santa Maria

Dia do Servidor Público tem protestos contra projeto de Reforma da Previdência em Santa Maria

Fotos: Vinicius Becker (Diário)

Servidores públicos municipais de Santa Maria protestaram, na manhã desta terça-feira (28), contra o projeto de Reforma da Previdência apresentado pela prefeitura. O ato ocorreu na Praça Saldanha Marinho, no centro da cidade, e integra as manifestações organizadas para o Dia do Servidor Público.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Após a concentração na praça, os manifestantes seguiram pela Rua Venâncio Aires em direção à Câmara de Vereadores, onde ocorre o segundo ato do dia, previsto para às 14h. O objetivo da mobilização é alertar a comunidade sobre os possíveis impactos da proposta, que inclui alterações no regime previdenciário, como o aumento do tempo de contribuição e a redução de benefícios aos servidores.


Debate sobre soluções para a Reforma

Durante a manifestação, representantes das categorias reforçaram a disposição para o diálogo com o Executivo municipal na busca de alternativas ao projeto de reforma. A coordenadora de Finanças do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm), Marta Hammel, destacou que a categoria têm contribuído regularmente para o sistema previdenciário e que o déficit atual seria resultado de decisões administrativas acumuladas.

– Essa conta não é do servidor, foi construída ao longo dos anos por uma série de empurras do ente municipal ao nosso Instituto de Previdência. Então, se formou esse déficit que hoje é alardeado por todos os lados e que coloca a população contra os servidores – declarou.

Ela explicou que o sindicato já apresentou proposições à prefeitura, elaboradas com apoio de assessoria previdenciária. A busca, conforme Marta, é por soluções que não resultem em perdas para os trabalhadores.

A presidente do Sindicato dos Municipários de Santa Maria (Simusm), Vivan Serpa, também reiterou que a categoria está aberta à negociação.

– Estamos dispostos a dialogar assim que o projeto for apresentado, buscando uma alternativa que contemple tanto o Executivo quanto os servidores. Nesse Dia do Servidor Público, a gente quer valorização e respeito – afirmou.

As mobilizações iniciaram ainda pela manhã, na área central da cidade


Paralisações e indicativo de greve

A mobilização dos professores municipais ocorre em meio à 12ª paralisação da categoria neste ano. Segundo Marta Hammel, a suspensão das aulas é uma medida adotada diante do impacto que a proposta pode trazer aos servidores ativos e aposentados. De acordo com Vivan Serpa, o Sindicato dos Municipários também aprovou indicativo de greve e manterá uma vigília permanente para acompanhar a tramitação do texto. 


O que diz a prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de Santa Maria informou que "respeita o movimento de paralisação dos servidores e que acompanha os desdobramentos ao longo do dia. Segundo o Executivo, até o momento, não foram registradas alterações no atendimento da rede municipal de saúde.

A Secretaria de Educação (SMEd) declarou que monitora a adesão dos servidores das escolas municipais ao movimento, ressaltando que a participação é uma decisão individual de cada trabalhador. A pasta informou ainda que ainda não há levantamento sobre o número de alunos afetados.

Após cada paralisação, a SMEd realiza um levantamento interno para definir o cronograma de recuperação das atividades letivas. Conforme o órgão, o calendário é reorganizado caso a caso, garantindo o cumprimento dos 200 dias letivos e das 800 horas-aula previstas para o ano."


Entenda a discussão sobre a Previdência: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Livro escrito por estudante da UFSM e entregue em escolas municipais de Santa Maria será levado à COP 30 Anterior

Livro escrito por estudante da UFSM e entregue em escolas municipais de Santa Maria será levado à COP 30

Pesquisa aponta reajuste médio de 9,15% nas mensalidades escolares para 2026 Próximo

Pesquisa aponta reajuste médio de 9,15% nas mensalidades escolares para 2026

Educação